Nos intervalos das refeições


O que comer nos intervalos das refeições?

O que comer nos intervalos das refeições?

A boa nutrição deve estar presente em todos os ciclos da vida, a alimentação saudável, de qualidade e na quantidade adequada é importante para que não haja desequilíbrios nutricionais como excesso de peso e doenças que podem comprometer o estado nutricional.
É recomendado realizar de 5 a 6 refeições por dia, policiando-se para não ficar longos períodos (mais de 3 horas) sem se alimentar. A correria e os compromissos diários antecedem a preocupação com a alimentação, as refeições intermediárias que deveriam intercalar as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) nem sempre são realizadas, muitas vezes pela dificuldade de ter um lanche fácil de carregar, pronto e de qualidade.

O café da manhã, almoço e jantar, são as refeições que devem nos fornecer maior quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais, portanto não devem ser puladas, precisam ser completas e ter todos os grupos de alimentos (carboidratos, proteínas e lipídios) em quantidades adequadas. A variedade de alimentos, cores e sabores, devem estar sempre presentes dando preferências as preparações cozidas, assadas e grelhadas. Essas serão escolhas inteligentes!

Comer de três em três horas às vezes parece um castigo, entretanto é importante saber, pulando refeições ou ficando longos períodos sem se alimentar desacelera o metabolismo e seu organismo acumula ainda mais energia gerando aumento de peso. A disciplina de ter uma alimentação regular proporciona benefícios a sua saúde, e ainda ajuda a acelerar o metabolismo de quem quer emagrecer.

Pensando em otimizar seu tempo e estimular que sempre se alimente nos intervalos das refeições principais temos algumas dicas saudáveis para lanches:

IMPORTANTE:
• Você pode carregar uma barrinha de cereal ou de grãos na bolsa, mas não torne esse hábito uma rotina, varie os lanches.
• Para quem trabalha na rua, pare 10 minutinhos e beba um suco natural ou uma vitamina, em uma padaria ou café por exemplo.
• Você pode levar frutas como maçã, banana, pêra, pêssegos, ameixas, uvas já limpos em uma bolsa e consumi-los no mesmo dia.
• Um mix de castanhas também pode ser consumido e ser levado na bolsa.
• Pode consumir frutas secas ou desidratadas como: abacaxi, melão, morangos, manga e outros sem açúcar, é fácil de encontrar nos grandes hortifrutis, mercados municipais e zona cerealista.
• Pode levar iogurtes e cereais para comer juntos, desde que seu local de trabalho tenha um ambiente refrigerado para conservar até você consumir
• Pode levar mini cenouras, já higienizadas prontas para comer
• Se for consumir biscoitos prefira os sem recheio e integrais são mais saudáveis, porém não se esqueça que variar os alimentos é importante.

Torne seus dias mais saudáveis, varie suas refeições, pratique atividade física e não esqueça de beber água.

Cuidar da sua saúde é cuidar de sua alma!

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