Hipertensão


Hipertensão Arterial
A Hipertensão Arterial

A famosa, pressão alta, é um problema de saúde pública com altas taxas de prevalência e baixas taxas de controle. É um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, à medida que progressivamente aumentam.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão são:

• Idade acima de 40 anos
• Sobrepeso e obesidade
• Alimentação inadequada
• Consumo de sal excessivo
• Ingestão de bebidas alcoólicas
• Sedentarismo
• Streess
• Genética

Mesmo sabendo que a hipertensão arterial é uma doença que não tem cura, após seu diagnóstico é possível manter seu controle eficaz, adotando hábitos alimentares mais saudáveis, modificando seu estilo de vida e tentando inserir no seu cotidiano algum tipo de atividade física, tudo isso faz parte da adesão ao tratamento.
Para você que não tem pressão alta, as mesmas dicas são válidas, para que a doença não venha se desenvolver, a hora de prevenir é agora.

A maior parte dos alimentos contém sódio em sua composição, alguns naturalmente outros adicionados como nos industrializados, portanto não é somente o consumo excessivo de sal que pode causar a pressão alta, outros alimentos podem contribuir para isso também.

O alto consumo de alimentos industrializados como: nuggets, salsicha, linguiça, presunto, salame, enlatados e a adição de sal e temperos industrializados nas refeições são fatores que contribuem para o desenvolvimento da Hipertensão. O consumo destes alimentos deve ser reduzido e muito bem controlado, o saleiro deve ser tirado da mesa, só adicione sal no momento da preparação e em pequena quantidade.

DICAS:
– Existem outras formas mais saudáveis para você dar sabor as preparações, ervas aromáticas quando acrescentadas nas preparações conferem aquele cheirinho bom e sabor diferenciado sem colocar muito sal.
– No momento das refeições acrescentar limão espremido nas preparações sem sal também ajuda a conferir mais sabor
SAL DE ERVAS você pode comprar pronto em grandes mercados municipais ou até mesmo fazer em casa a receita é fácil e simples. Ingredientes: 50g Sálvia seco e triturado, 50g Tomilho seco e triturado, 50g Manjericão seco e triturado, 50g Sal. Preparo: misture todos os ingredientes obtendo 200g de sal de ervas, conserve por até 30 dias em embalagem fechada.
O sal de ervas pode ser feito com as ervas de sua preferência também, você pode acrescentar nas preparações como arroz, feijão, carnes e no tempero das saladas.
– Crie o hábito de ler rótulos de embalagens dos alimentos que você consume, nelas você encontrará a quantidade de sódio na porção daquele alimento, você irá se surpreender. Procure consumir porções com no máximo 180mg de sódio.

Não abuse do sal…
Pratique exercícios físicos…
Tenha uma alimentação saudável e colorida…
Coloque uma erva aromática nas suas refeições… Tenha qualidade de vida!