Terceira idade


Terceira idade
Cuide de você e permita-se cuidar de suas gerações!

A expectativa de vida cresce cada vez mais no Brasil, hoje a média desta expectativa chega a 73,5 anos conforme estudos do IBGE. Estima-se que, em 2020, o Brasil terá a sexta maior população idosa do mundo, com cerca de 32 milhões de pessoas. A terceira idade é caracterizada por indivíduos que atingiram os 60 anos de idade e esse período não é um sinônimo de adoecer.

É importante aceitar que o processo de envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida, e cuidar do bem estar nesta fase é importante. Cada pessoa tem um ritmo de envelhecimento diferente, porém independente disso é importante o cuidado com a alimentação, estabelecer bons hábitos alimentares, ter uma alimentação equilibrada e de qualidade são fatores fundamentais para não desenvolver doenças que acometem esta fase da vida.

A prática de exercícios físicos, o convívio com grupos de terceira idade e o lazer são atividades que vem somar com a alimentação saudável para promoção de um ritmo de envelhecimento tranquilo que traga benefícios ao idoso em todos os aspectos.

A modificação do paladar na terceira idade é comum, descubra junto com o nutricionista os segredos para aguçar o seu paladar, dicas para não esquecer de hidratar-se, receitas fáceis e especiais que vão trazer de volta aquela “fominha” que as vezes você não sente.

Com a expectativa de vida aumentada, hoje já nos deparamos com muitos idosos acima de 80 anos, estes apresentam doenças como demência e alzheimer, muitas vezes debilitados, acamados já não consomem a quantidade alimentar adequada para suprir suas necessidades nutricionais, nestes caso muitas vezes o idoso necessita de uma via alternativa de alimentação e nutrição, o uso da sonda nasoenteral ou gastrostomia muitas vezes se faz necessário.

O nutricionista também irá ajudar nestas situações, orientando no manejo e administração da dieta enteral, cuidados gerais e de higiene.